quarta-feira, 22 de julho de 2015

Sustentabilidade é marca de cursos no CIS em Ferraz

Aproveitar sobras de tecidos, de couros, de materiais utilizados em embalagens e produtos é uma das principais atividades em cursos oferecidos pelo Centro de Integração Social (CIS). Vinculado ao Fundo Social de Solidariedade de Ferraz de Vasconcelos, o órgão promove atividades sustentáveis em praticamente todas as aulas, ao reaproveitar materiais que seriam descartados.

Magaly Soliman Souza, coordenadora do Centro de Integração Social
“Ganhamos muitos materiais de empresas e de outros doadores que aguçam a criatividade dos nossos professores”, conta a coordenadora Magaly Soliman Souza, mostrando caixas lotadas de CDs e de tecidos. “Estes CDs serão transformados em artesanato, decorações e objetos bastante úteis, como porta-trecos e suporte para copos”, revela.

CDs doados ao CIS para cursos de artesanato
Retalhos de couros e de tecidos, como malhas e cetins, são utilizados na produção de tapetes, roupas, bonecas, fuxicos, bolsas e tudo o que a criatividade permitir. “Depois de trabalhado pelas nossas alunas, os materiais se transformam em roupas e objetos muito bonitos e úteis, como as bolsas e carteiras em patchwork de couro que fazem muito sucesso”, conta a professora do curso de Artesanato em Couro, Sueli Regina Falanghe, a Professora Sula.

Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Viviane Vieira dos Santos
Para a presidente do Fundo Social, Viviane Vieira dos Santos, os cursos do CIS também tem esse objetivo, de ensinar a preservação do meio ambiente. “Os nossos cursos também têm essa virtude: mostrar para os alunos que eles não precisam jogar tudo fora, que se tiverem criatividade poderão reaproveitar muita coisa. Além da nova utilidade destes materiais que surgirão, a natureza ainda irá agradecer”, garante.

Bolsas feitas com retalhos doados ao CIS
A Escola de Moda, que agrega os cursos de Costura e Costura industrial, também reutiliza muitos refugos. Bolsas e tapetes são os principais produtos que surgem de retalhos de tecidos, como jeans. As alunas também produzem vestidos de diversos modelos com recortes doados ao CIS. “Quando a gente olha não parece que será útil, mas assim que começamos a trabalhar percebemos as roupas vão tomando forma”, conta a professora Maria Coraci, a Cora.

Secretária de Promoção Social, Fran de Oliveira
De acordo com a secretária de Promoção Social, Francisca Henrique de Oliveira, a Fran, a reutilização e o reaproveitamento de materiais são incentivados no Centro de Integração Social, como parte da política de sustentabilidade do governo municipal. “Uma das diretrizes da Prefeitura de Ferraz, que passamos para os jovens e para os alunos do CIS, é promover a conscientização ambiental, ao mostrar para eles que cada um de nós deve e pode fazer sua parte para evitar a poluição da natureza”, esclarece a secretária.

Tapete feito com sobras de tecidos doado ao CIS
O Centro de Integração Social, que oferece 18 cursos, funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Getúlio Vargas, 199 – Centro.


Texto e fotos: Adriana Bernardo (Comunicação SMDSP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário