quarta-feira, 18 de novembro de 2015

ALUNOS DO CIS PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL EM FERRAZ

Sebrae e Prefeitura de Ferraz promovem capacitação
Mais de 60 alunos matriculados nos cursos do Centro de Integração Social (CIS), equipamento ligado ao Fundo Social de Solidariedade, participaram de uma capacitação sobre Microempreendedor Individual (MEI), oferecida pela Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, Ciência e Tecnologia.  A formação ocorreu na manhã desta terça-feira (17 de novembro), entre 10 e 12 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos (Acifv), na Rua Bruno Altafin, 26 – Sítio Paredão.
João Carlos Loureiro Gomes, consultor do Sebrae
Ministrada pelo consultor jurídico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), João Carlos Loureiro Gomes, a capacitação abordou dez temáticas que, segundo o titular da pasta idealizadora do projeto, Elio de Andrade Filho, visa informar os participantes sobre os principais aspectos da lei complementar 128/2008, que dispõe sobre o empreendedor individual.
Cartilha com dicas e informações para o MEI
Os temas tratados, conforme detalha a coordenadora técnica da pasta de Indústria e Comércio, Daiane dos Santos, integraram as informações das condições para ser um MEI; das atividades admitidas; das tributações e contabilidade; dos benefícios; regularização do empreendimento; obrigações comuns e fiscais; cessão de mão de obra; contratação de empregado; saída do regime; ser empresário e dicas de gestão.
Alunos aprendem sobre empreendedorismo
De acordo com Andrade, este foi o último encontro do ano que serviu para falar sobre a formalização e os direitos e obrigações do MEI, visto que a Secretaria, localizada no piso do Palácio da Uva Itália (Rua Pedro Foschini, 200 – Vila Romanópolis), também realiza plantões, junto ao Sebrae, para retirar dúvidas dos ferrazenses.
“Fizemos muitas palestras durante este ano. Em um balanço rápido, vejo que ajudamos muitos microempresários da cidade, principalmente com as facilidades que oferecemos. Não posso também deixar de agradecer a parceria com o Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira-dama Viviane Vieira dos Santos, que formou muitos MEIs em Ferraz e com o auxilio da Secretaria de Indústria e Comércio, conseguiram retirar suas dúvidas para abrir um negócio”, pontua Elio Andrade.
Para o prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, informação nunca é demais, principalmente quando o assunto tratado é tão importante, como é o caso da palestra ministrada pelo consultor jurídico do Sebrae, que abordou temas da legislação. “Ferraz está se desenvolvendo e podemos perceber de forma nítida isso, quando vemos tantos microempresários abrindo seus negócios no município. Isto representa a crença deles no crescimento da cidade, além do auxilio no giro do capital interno. Parabenizo a iniciativa do secretário Elio Andrade e de toda a sua equipe”, conclui Filló.

Texto: Paulo Pavione
Fotos: Verônica Ribeiro / Secom Ferraz e Will de Oliver

Nenhum comentário:

Postar um comentário