sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Gravidez na adolescência foi tema de simpósio em Ferraz

1º Simpósio Gravidez na Adolescência
Para discutir a gravidez na adolescência, fenômeno crescente na cidade, a Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, promoveu um simpósio no dia 6 de novembro, das 8h às 14h, no Rotary Club. O objetivo do evento foi levar aos participantes conhecimentos sobre os principais temas que envolvem a questão, como as causas e consequências da gravidez na adolescência, os riscos para a jovem mãe e seu bebê, as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), que vão muito além da AIDS, informações sobre a vacina HPV, além de dados estatísticos locais.

Secretária Fran de Oliveira
Coordenado pela secretária Fran de Oliveira (Promoção e Desenvolvimento Social), o evento recebeu cerca de 300 pessoas e registrou as presenças do prefeito em exercício José Izidro Neto, dos secretários Juracy Ferreira (Saúde) e Valéria Eloy Kovac (Educação), do secretário-adjunto Marcos Marcelino (Meio Ambiente), da assessora técnica Tânia Mara Porfírio (Saúde), de Carla Chiamareli, representante do secretário de estado Floriano Pesaro (Desenvolvimento Social), do médico pediatra Wilson Toledo, da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Elisabete Bento de Souza e de Janaica Luiza, representando o Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos Dr. Osíris Florindo Coelho.

Alexandre Cople
Todos os temas foram apresentados por especialistas. Alexandre Cople trabalha há 7 anos na Secretaria Municipal de Saúde e atua como psicólogo clínico no Serviço de Assistência Especializada (SAE). Ele falou sobre as doenças que podem ser transmitidas por relação sexual e contatos íntimos, como tuberculose, herpes, sífilis, hepatite C e o HIV/AIDS. “Estas doenças são infecciosas, causadas por bactérias, vírus e fungos e podem afetar a saúde física, emocional e a qualidade de vida da pessoa”, explicou o psicólogo, lembrando que a maioria tem cura, mas nem todas, como a Aids.

Enfermeira Simone Tedesco
As enfermeiras Simone de Jesus Faria Tedesco e Layana Martins Bezerra de Jesus também contribuíram com o simpósio. Também do SAE, Simone trouxe dados recentes sobre gravidez e partos de adolescentes em Ferraz de Vasconcelos, que são acompanhados pela Secretaria Municipal da Saúde. Da Vigilância Epidemiológica do município, Layana expôs sobre o vírus HPV, alertando sobre as causas, sintomas, tratamentos e problemas que causa na gestação e na saúde da mulher. A enfermeira também destacou a importância da vacinação, que deve ser iniciada aos 9 anos e cumprida todas as doses.

Dra. Albertina Duarte
Com grande interação entre a plateia, a ginecologista Albertina Duarte trouxe diversas informações sobre sexualidade na adolescência e sobre as questões que giram em torno da gravidez nesta faixa etária. Estudiosa sobre o tema há 40 anos, a médica coordena o Programa Saúde do Adolescente, da Secretaria Estadual da Saúde. A Dra. Albertina começou sua palestra dizendo que é preciso haver autoestima entre as meninas, já que esta ausência é um dos motivos do início precoce da vida sexual.

Público lota Rotary Club para participar do evento
“A adolescente se sente insegura porque os modelos que a mídia passa não condiz com a realidade. Ela vê na televisão aqueles corpos fabricados, sorrisos construídos a custa de muito dinheiro. Ela se acha feia diante dos modelos apresentados, mas se um menino a elogia, acaba sendo escrava desse menino ou da amiga, porque precisa de aplausos para ser aprovada”, explicou a médica, que disse ainda que a família e a escola não dão conta do bulling e da ansiedade que essas adolescentes sofrem.
Para a médica, existe muita solidão entre os jovens, apesar de estarem nas redes sociais e de terem tantos amigos virtuais. “Falta aquele que olha no olho. As pessoas estão perdendo a capacidade de olhar no olho: o professor não olha no olho do aluno, o médico não olha no olho do paciente. Temos que resgatar o olho no olho para entender o que está acontecendo”, alertou.

Secretária Fran de Oliveira e Dra. Albertina Duarte
Para a secretária Fran de Oliveira, o simpósio foi pensado para envolver todos os que de alguma forma trabalham com os adolescentes. “Queremos integrar todos os que têm compromissos com os adolescentes para entender e, quem sabe, apontar novos caminhos para estes jovens. Acredito que seja necessário formar uma força-tarefa, que inclua professores, educadores, médicos e demais profissionais de saúde, agentes municipais, líderes comunitários e, claro, a família e o próprio adolescente. Esse é o sentido que queremos dar a este simpósio que deverá ter outros desdobramentos, já que estamos amparados pela Prefeitura e em parceria com as Secretarias da Educação, da Saúde e órgãos que nos apoiaram neste encontro tão significante e exitoso”, disse a secretária.

Simpósio Gravidez na Adolescência
Ferraz tem pouco mais de 184 mil habitantes, dos quais 15.837 são mulheres adolescentes (8,6% da população), divididas da seguinte forma: 7.089 meninas de 10 a 14 anos (3,8%) e 8.748 de 15 a 19 anos (4,7%). Atualmente o município tem 205 adolescentes gestantes, sendo 14 meninas de 10 a 14 anos e 191 jovens de 15 a 19 anos grávidas.

Texto: Adriana Bernardo
Fotos: Will de Oliver
Produção: Aline Pinheiro e Milena Allen

Comunicação SMDSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário