quinta-feira, 23 de julho de 2015

Centro de Integração Social de Ferraz preenche vagas em tempo recorde

Fila para inscrição nos cursos do CIS
Desde o início de suas atividades, o Centro de Integração Social já formou cerca 900 pessoas para as áreas de Beleza, Eventos, Gastronomia e Moda por meio dos 18 cursos que oferece à população de Ferraz. Vinculado ao Fundo Social de Solidariedade e em parceria com a Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, o CIS programou três dias (de 20 a 22/07) para receber as inscrições para as novas turmas que farão os cursos a partir de agosto, porém, em um dia e meio, todas as 500 vagas já haviam sido preenchidas.

Mais de 300 pessoas procuram primeiro dia de inscrições 
“Sabíamos que a abertura das inscrições seria um sucesso pela enorme procura que estávamos tendo por informações, tanto pessoalmente quanto pela rede social, mas mesmo assim nos surpreendemos”, afirma a coordenadora do CIS, Magaly Soliman Souza, que qualifica o Centro, de iniciativa da Prefeitura de Ferraz, como “uma visão de incentivo ao empreendedorismo, voltada à população”.

Monica Cavalcnti e Solange Consani Mendes
Para conseguir se inscrever em cursos como Chocolateria, Confeitaria, Cabeleireiro e Costura, os campeões em procura, muitas pessoas chegaram 4 horas da manhã. O objetivo era estar no início da fila, que antes da abertura do CIS às 8 horas para efetuar as matrículas, chegou a ter 300 pessoas. “Já sou aluna, fiz o curso de chocolate e achei maravilhoso, por isso cheguei de madrugada para conseguir uma vaga, desta vez, para Confeitaria”, disse Monica Cavalcanti, que estava com Solange Consani Mendes, que veio por indicação da amiga também para o curso de Confeitaria.

Secretaria explica sobre cursos do CIS
De acordo com a secretária de Promoção e Desenvolvimento Social, Francisca Henrique de Oliveira, a Fran, os cursos do CIS são uma alternativa para as pessoas que estão fora do mercado de trabalho ou que buscam formas para complementar a renda. “Elas procuram os cursos oferecidos pelo CIS para se qualificar, capacitar, ajudar a família e mudar de vida”.

Pessoas aguardam para inscrição em cursos no CIC
Para a presidente do Fundo Social, Viviane Vieira dos Santos, oferecer oportunidades para que as pessoas encontrem seu espaço e dignidade é o principal objetivo do Centro de Integração Social. “Estamos sempre de olho nas demandas da nossa população referentes ao seu interesse em capacitação profissional para que possamos oferecer o que de fato elas buscam e precisam. Por isso tivemos esse número recorde de preenchimento das vagas”, disse a primeira-dama, que ainda comemorou os 200 quilos de alimentos arrecadados nas inscrições e encaminhados ao Fundo Social. “Nosso povo ainda é muito solidário”, elogiou.

Ambrosina Paes da Silva
Moradora do bairro Nossa Senhora do Caminho, Ambrosina Paes da Silva já fez quatro cursos no CIS e agora está pronta para uma nova formação. “Cheguei aqui em depressão e logo no primeiro curso que fiz já notei a diferença na minha vida. Por isso, não quero mais parar”, disse a aluna, uma das primeiras a chegar para garantir sua inscrição.

Lucimar Rodrigues da Costa
Interessada no curso de Decoração com Flores, Lucimar Rodrigues da Costa, moradora da Vila Cristina, já fez Pintura em Tecido e em Tela, Crochê e Artesanato em Couro. “Aprendi tudo porque as professoras daqui são ótimas e muito pacientes”, afirmou. Ao seu lado, Rita de Fátima Reis Assunção, do Recanto dos Pássaros, que terminou Confeitaria e encarou a fila para agora aprender Chocolateria disse estar muito satisfeita. “Amei o curso e já vou começar a vender os produtos que aprendi para completar minha renda familiar”, revelou.

O Centro de Integração Social funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h na Rua Getúlio Vargas, 199, Centro.


Texto: Adriana Bernardo (Comunicação SMDSP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário