quinta-feira, 18 de junho de 2015

Reinauguração torna unidade do Cras mais acessível em Ferraz

Unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é reinaugurada no centro da cidade de Ferraz
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que atendia no Jardim da Flores, foi reinaugurado e passa a atender na Avenida Brasil, 1.229, no Centro, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. O evento, realizado na manhã de 17 de junho, contou com as presenças do prefeito Acir Filló e da secretária de Promoção e Desenvolvimento Social Francisca Henrique de Oliveira, a Fran, pasta à qual o órgão é vinculado.

Prefeito Filló reinaugura Cras no centro da cidade de Ferraz
Também estiveram presentes à cerimônia, a primeira-dama Viviane Vieira dos Santos, presidente do Fundo Social de Solidariedade e os secretários José Izidro (vice-prefeito e Habitação), Juracy Ferreira (Saúde), Elio Andrade (Indústria e Comércio), Silas Faria de Souza (Planejamento), José Valverde Machado Filho (Verde e Meio Ambiente) e José Carlos Dias Loureiro (Obras). Também participaram da cerimônia os vereadores Valtinho Ipanema e Cícero do Gás.

Para o prefeito Filló, a nova instalação, que está em prédio próprio, é um avanço para a população mais carente de Ferraz, já que está localizada na região central da cidade. 


Primeira-dama Viviane Vieira dos Santos e secretários participam de ato
Porta de entrada da assistência social, o Cras é uma unidade de proteção básica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. O Cras possui serviços de caráter preventivo, protetivo e proativo. 

Secretária de Promoção Social Fran de Oliveira fala sobre importância da nova localização do Cras Centro
Para a secretária de Promoção, o equipamento é de suma importância e sua instalação no Centro promoverá maior acessibilidade das pessoas ao serviço. “Uma das preocupações que temos é aproximar as pessoas de seus direitos e torná-las participantes dos programas sociais que temos disponíveis, por isso decidimos transferir essa unidade do Cras para o centro da cidade”, explicou.

Público lota prédio onde está instalada nova unidade do Cras Centro.
De acordo com a coordenadora do Cras Centro, Maria Cristina Basílio de Souza Rodrigues, a nova unidade está mais próxima dos munícipes, por conta do acesso fácil e da localização. “Atualmente estamos com 6 mil pessoas referenciadas, mas com essa nova instalação esse número será ampliado e o atendimento será ainda mais qualificado”, ressaltou.

Prédio foi totalmente reformado para abrir equipamento que é a porta de entrada da assistência social
O Cras oferece os seguintes serviços: acolhimento, orientações, encaminhamentos, acompanhamento e visita familiar, oficinas e palestras, grupos socioeducativos e o fortalecimento de vínculos.

Programas sociais como Bolsa Família, Cartão do Idoso, Tarifa Social de energia elétrica, entre outros podem ser acessados pelo cadastro único (CadUnico) e Renda Cidadã, Aluguel Social , Ação Jovem e Benefício de Prestação Continuada (BPC) também são acessados pelo Centro de Referência da Assistência Social.



Texto: Adriana Bernardo (Comunicação SMDSP)
Fotos: Jovino de Souza / Secom / Adriana Bernardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário